Por:  Nathalia Halax Orfão

A XXII Exposição de Enfermagem, intitulada “Visibilidade da Enfermagem no Exercício Profissional: Como Ser Protagonista?”, ocorreu ontem, dia 30 de novembro de 2023, nas dependências da Escola Paulista de Enfermagem.

A mesa de abertura contou com a presença da Profa. Dra. Elena Bohomol, Vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), do Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli,  Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP, da Profa. Dra. Paula Hino,  Coordenadora da 4ª Série do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP, da Profa. Dra. Karla Oliveira Marcacine, Responsável pela Unidade Curricular de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da EPE/UNIFESP, e de Beatriz Medeiros de Sousa, Representante Discente da 4ª Série do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP.

expoxxii

Beatriz Medeiros de Sousa, Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli, Profa. Dra. Elena Bohomol, Profa. Dra. Paula Hino, Profa. Dra. Karla Oliveira Marcacine.

“Este é um fechamento para a 4ª série de toda a trajetória construída ao longo destes quatro anos com a inscrição de trabalhos científicos importantes que farão a diferença para a comunidade e ciência”, conforme apontado pela Profa. Dra. Elena Bohomol. O Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli comenta que “este momento é de imensa alegria para celebrar conquistas.”

Posteriormente, ocorreu uma Conferência de Abertura sobre “Políticas e campanhas que evidenciam o enfermeiro como protagonista” ministrada pela Me. Claudia Regina Laselva. A moderação da mesa  ficou a cargo da Profa. Dra. Camila Takao Lopes.

unnamed 1

Me. Claudia Regina Laselva apresenta ““Políticas e campanhas que evidenciam o enfermeiro como protagonista”.

Durante a palestra, Claudia enfatizou que o protagonismo na carreira envolve assumir o controle, definir metas, tomar decisões conscientes e buscar constantemente o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso se dá por meio do autoconhecimento, estabelecimento de objetivos, desenvolvimento contínuo, networking, iniciativa e proatividade, adaptabilidade, comunicação eficaz, liderança pessoal, marca pessoal e gestão do tempo.

Outras mesas redondas abordaram temas como “Assistência de enfermagem em lugares impensáveis, transformando realidades” e “Valorização e remuneração: reflexões quanto ao piso salarial da enfermagem”, com moderação da Profa. Dra. Karla Oliveira Marcacine e do Prof. Dr. Thiago da Silva Domingos, respectivamente.

unnamed 2

Enfermeira voluntária Sandra Maia da Associação Expedicionários da Saúde

unnamed 3

Enfermeira Neonatologista Thalita Bridi do Hospital e Maternidade Santa Joana

unnamed 4

Enfermeiro James Francisco Pedro dos Santos - Presidente do COREN-SP

A Profa. Dra. Karla Oliveira Marcacine compartilha que “este momento é de celebração de finalização da Turma 81 do curso de graduação em enfermagem, onde os alunos podem apresentar para a comunidade os trabalhos que foram desenvolvidos para conclusão do curso.”

As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram realizadas tanto no período da manhã como à tarde, abrangendo diversas temáticas que envolvem as grandes áreas do conhecimento, com premiação dos melhores TCCs.

A discente Cintia Gomes Oliveira, da 81a Turma do curso de Enfermagem da EPE/UNIFESP, relata que “é muito gratificante expor todo o trabalho que exigiu esforços e foi desafiador, além de trazer um retorno para a comunidade e compartilhar com os colegas.”

unnamed 5

1º Lugar - Elaboração e validação do conteúdo de vídeos educativos sobre autogestão da restrição hídrica e controle da sede para pessoas com insuficiência cardíaca - Discente Sophia Costa Rossetto - orientadora Profa Dra Camila Takao Lopes.

unnamed 6

2º Lugar - Ivermectina na lesão renal aguda por isquemia e reperfusão: estudo experimental” - Discente Raphael Cuencas Budini - orientadora Profa Dra Cassiane Dezoti da Fonseca.

unnamed 7

3º lugar - A abordagem do tema das relações étnico-raciais na formação de enfermagem - Discente Gabriela Matos Rodrigues - orientadora Profa Dra Flávia Leão Saraiva.

O encerramento contou ainda com a apresentação da bateria Enfarta e um vídeo em homenagem à conclusão da Turma 81, elaborado pela Comissão Organizadora da XXII ExpoENF.

unnamed 8

Bateria Enfarta

unnamed 9

Vídeo da Comissão Organizadora do XXII ExpoENF para a Turma 81.

A XXII ExpoENF visa destacar a importância da enfermagem no contexto profissional, proporcionando uma reflexão sobre como cada indivíduo pode assumir um papel como protagonista. A presença de renomados profissionais e pesquisadores enriqueceram a discussão sobre os desafios e avanços da enfermagem.

Agradecemos a participação de todos e esperamos que a exposição tenha contribuído para fortalecer o reconhecimento da enfermagem enquanto ciência, identidade e autonomia, inspirando os futuros profissionais a desempenharem um papel ativo e significativo para as práticas avançadas.