Por: Aline Moura Lopes e Julia Porto S. D'Arienzo

Na segunda-feira, dia 26 de junho de 2023, às 14h, aconteceu, no anfiteatro Mariana Fernandes da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP), a solenidade de posse da Profa. Dra. Janine Schirmer como Diretora e da Profa. Dra. Elena Bohomol como Vice-Diretora, para o quadriênio 2023-2027. O evento foi transmitido ao vivo na plataforma do YouTube, na página oficial da EPE/UNIFESP.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da UNIFESP, membros titulares da Congregação EPE-UNIFESP, docentes, técnicos administrativos educacionais (TAE'’), técnicos administrativos e discentes da EPE, EPM e Campus São Paulo e demais Campi, ex-diretoras da EPE-UNIFESP, bem como representantes de outras instituições de ensino superior, órgãos de classe e representantes da área da Enfermagem.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pela Profa. Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, representando a Reitora Pro Tempore, Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção. Também estiveram presentes, o Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli, diretor da EPE, que encerra sua gestão; a Profa. Dra. Janine Schirmer, diretora nomeada da EPE para a gestão 2023 a 2027; a Profa. Dra. Elena Bohomol, vice-diretora nomeada; a Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, professora titular e coordenadora do comitê de assessoramento de enfermagem do CNPq; e o Prof. Dr. Ramiro Anthero de Azevedo, Diretor do campus São Paulo da UNIFESP.

 

plateiaepe

Plateia presente no anfiteatro Mariana Fernandes antes de iniciar a sessão solene do cargo de diretoria, gestão 2023-2027.

 

daesqparadireita

Da esquerda para direita: Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, Profa. Dra. Janine Schirmer, Profa. Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt, Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli, Profa. Dra. Elena Bohomol e Prof. Dr. Ramiro Anthero de Azevedo.

 

O Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli, em seu discurso sobre a EPE, destacou: ‘’Ao longo de sua trajetória, a Escola Paulista de Enfermagem permaneceu abalizada no cumprimento de seus propósitos, constantemente disposta para superar as adversidades e, essencialmente, para cumprir com seu papel junto a academia e a sociedade, evidenciando a sua característica primordial de formar enfermeiros para exercer cuidado de excelência, gerando conhecimento a ciência da enfermagem com mestres, doutores e pós doutores, ocupando destaque no cenário nacional e internacional, reafirmando invariavelmente a sua importância para a área da saúde."

 Além disso, o Prof. Dr. Balsanelli expressou profundos agradecimentos a todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a EPE. Ele resumiu os principais pontos da gestão 2019-2022 da Escola Paulista de Enfermagem, ressaltando o papel fundamental da enfermagem brasileira durante a pandemia de Covid-19, a qual trouxe consigo inúmeros desafios. O ex-diretor discorreu que a EPE buscou e implementou estratégias eficazes e diligentes para atender às demandas do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão e da assistência nesse contexto desafiador.

 

profdiscursando

Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli, momento do seu discurso durante a solenidade de posse do cargo de Diretora e Vice-Diretora da EPE.

 

A solenidade de posse envolve a passagem da lâmpada, símbolo da enfermagem, que acesa consagra a transferência de diretorias. Esse gesto significa também  a homenagem a Florence Nightingale, figura emblemática, fundadora da enfermagem moderna e pioneira no tratamento humanizado.

Durante a Guerra da Criméia, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente no cuidado dos feridos e na organização desses cuidados. Todas as noites, ela percorria as tendas dos enfermos, trazendo consigo uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por essa dedicação incansável, Florence ficou conhecida como a "Dama da Lâmpada". Ela estabeleceu as bases da enfermagem moderna, e a lâmpada tornou-se um símbolo de luz e esperança de um cuidado centrado no paciente e de qualidade.

Ao passar a lâmpada acesa para a Profa. Dra. Janine Schirmer, o Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli simbolizou a continuidade do espírito de excelência considerando os processos de trabalho do/a enfermeiro/a, ou seja, a assistência, o ensino, a gestão, a pesquisa e a participação política. Esse gesto representa a perpetuação de um trabalho  cercado de dedicação e profissionalismo, inspirando a nova diretora e reafirmando o compromisso da EPE em formar profissionais comprometidos com a excelência no cuidado e na promoção da saúde.

 

Imagem do WhatsApp de 2023 06 26 às 20.23.12

Momento da solenidade de posse em que o  Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli entrega a lâmpada acesa para a Profa. Dra. Janine Schirmer.

 

A Dra. Mavilde da Luz fez o discurso com a trajetória profissional da Dra. Janine Schirmer, destacando importantes e relevantes momentos na carreira. Posteriormente, profa. Dulce Barbosa, fez a leitura do termo de posse da nova gestão 2023-2027 da Diretoria da EPE. 

Durante o discurso de posse, a Profa. Dra. Janine Schirmer expressou sua gratidão em diversos momentos, dirigindo-se a todos os presentes e também àqueles que contribuíram e continuam a fazer parte da história da EPE, bem como de sua própria jornada, tanto profissional como pessoal. Com pesar, mencionou a perda de cinco colegas, entre docentes e técnicos administrativos, nos últimos quatro anos.

A Dra. Janine Schirmer revelou o objetivo da nova gestão de mapear estratégias para que a Escola continue a ser um campo de luta, garantindo o diálogo, a defesa dos processos democráticos, bem como a integridade ética e moral, que são fundamentais para esta instituição universitária desde sua fundação. Ela reiterou que a EPE é uma instituição de todos para todos, dedicada a uma incansável batalha pela diversidade e equidade de gênero, cor e valorização dos profissionais da saúde, buscando combater todas as formas de violência presentes na sociedade, a fim de alcançar um estado democrático de direito.

A inovação, proposta da nova gestão, é um dos pilares para enfrentar os desafios no âmbito político, social e econômico. Como parte das metas propostas para o período de 2023 a 2027, destaca-se o aumento do quadro de docentes da EPE e a melhoria da infraestrutura da escola, ou mesmo a busca por um novo espaço físico inclusivo, seguro e saudável para todos, especialmente para as novas gerações. Por fim, enfatizou que qualificar enfermeiros, construir conhecimento e cuidar da população e dos estudantes, bem como de nós mesmos, é a missão primordial da nossa Escola. Ao longo da história da humanidade, a enfermagem sempre foi caracterizada pela compaixão e solidariedade para com a população, e não somos diferentes nesse aspecto. 

 

Imagem do WhatsApp de 2023 06 26 às 20.28.33

 Discurso de posse da Profa. Dra. Janine Schirmer - 2023.

Ao final, foi transmitido um vídeo da Dra. Alba Lucia Bottura Leite de Barros, professora titular da EPE-UNIFESP, parabenizando e desejando votos de sucesso a nova diretoria da EPE. A solenidade da posse foi encerrada com a apresentação da Enfarta, bateria da EPE e com um brunch servido no gazebo da escola.

enfarta

 Diretora da EPE com a Enfarta.