Um dos tripés para uma boa formação acadêmica de enfermeiros é a EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Na Unifesp ela é entendida como “processos e atividades acadêmicas, de caráter educativo, artístico, cultural, científico, tecnológico, político e de inovação social, desenvolvidas por meio da atuação de docentes e técnicos(as)-administrativos(as) em educação juntamente aos(as) estudantes, na relação com a sociedade.”(1)

Na trajetória histórica da Escola Paulista de Enfermagem a extensão universitária esteve presente logo nas primeiras turmas do curso de graduação. Na época, as ações e atividades desenvolvidas com a comunidade no entorno da EPE ainda não recebiam o nome de extensão universitária, mas já levavam consigo alguns princípios que hoje entende-se que sempre proporcionaram(1):
I – interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade;
II – formação crítica, ética, constituída de modo interprofissional e interdisciplinar;
III – produção de conhecimentos para mudanças na própria universidade e na sociedade.
IV – o desenvolvimento profissional dos(as) docentes, estudantes e técnicos(as) administrativos(as) em educação, visando a melhoria da qualidade da formação, a integração com a comunidade e o fortalecimento do princípio da cidadania.

Entre os anos de 1930 e 1980 docentes enfermeiras e estudantes iam às comunidades dialogar sobre as demandas de saúde da população, realizavam ações educativas, implementavam projetos que impactavam positivamente nas condições de vida das pessoas e qualificavam continuamente profissionais de saúde para execução de suas ações, mas não sabiam que isso significava estender seus braços à sociedade, devolvendo de forma ágil e dinâmica o conhecimento obtido em salas de aula e laboratórios.(2,3)
De forma geral, as ações de extensão da Escola Paulista de Enfermagem estão divididas em:

Especialização e Aprimoramento
Programas e Projetos Sociais
Cursos e Eventos

Referências:
1. RESOLUÇÃO Nº 198/2021/CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Dispõe sobre o texto final do Regimento Geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 2021.
2. BARBIERI M, RODRIGUES J. Memórias do cuidar: setenta anos da Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo: Editora Unifesp, 2010.
3. PADILHA MI, BARBIERI M, NEVES VR. Escola Paulista de Enfermagem – 80 Anos de uma história de triunfos. Acta Paul Enferm. 2020; 33:eAPE20190295