A Escola Paulista de Enfermagem está completando 82 anos de uma longa e importante história para a Enfermagem brasileira.
Com início em 15 de março de 1939, nos moldes da Escola de Enfermagem Anna Nery, o Curso de Enfermagem da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo tinha o propósito de formar enfermeiras para dirigir o Hospital São Paulo juntamente com os médicos da EPM, preparar religiosas brasileiras quanto aos conhecimentos técnicos e modernos da arte da enfermagem, além de viabilizar e garantir a qualidade da assistência no recém-fundado Hospital São Paulo, campo de formação da EPM.historia epe

Em 01 de abril de 1942, por meio da publicação do Decreto n. 9.101 de 24/03/1942, o Curso obteve reconhecimento oficial, advindo da formação da primeira turma, e, em 1962, é reconhecido como curso superior, conforme Parecer n. 271/62 do Conselho Federal de Ensino.
Em maio do ano de 1968, com o Decreto n. 62.689, passou a ser denominada Escola Paulista de Enfermagem (EPE), organizando-se em departamentos e teve como mantenedora a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Importante ressaltar a conquista de espaço físico próprio, encabeçado pela Enfermeira Madre Áurea em 1972, Diretora da escola até o ano de 1973. O espaço, anteriormente residência de estudantes e religiosas, passa a abrigar as instalações da escola de enfermagem.
Em 1977 a EPE foi federalizada e incorporada como Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina, atendendo à intenção da EPM de se transformar em Universidade.

Em 1978 foi criado o Mestrado em Enfermagem Pediátrica e, em 1980, o Mestrado em Enfermagem Obstétrica. Em 1989, o programa incluiu a área da Saúde do Adulto. Em 1986, foi criado o Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil, ampliado e renomeado para Doutorado em Enfermagem em 1994. A primeira titulação ocorreu em outubro de 1991.
Em maio de 2010, após aprovação junto ao Conselho Universitário da Unifesp, o então Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, reconquista o título de Escola Paulista de Enfermagem, Unidade Universitária do Campus São Paulo - Universidade Federal de São Paulo.

Aos 82 anos, desde a sua criação e com princípios tão sólidos, a Escola Paulista de Enfermagem, ao longo destes anos, continua se destacando pela excelência no ensino, pesquisa, extensão e assistência, com importante reconhecimento na produção de conhecimento, formação do pensamento crítico e o compromisso com a saúde por meio de uma abordagem humana e fundamentada na evolução da ciência.

Em consonância com a sua história, a Escola Paulista de Enfermagem continua trabalhando pela ascensão da profissão e, principalmente, com vistas ao enfrentamento dos novos desafios da assistência, do ensino e da pesquisa.

Parabenizamos a nossa octogenária EPE-UNIFESP pelo histórico de credibilidade e competência construído ao longo dos seus 82 anos! Fazer parte da Escola Paulista de Enfermagem nos dá muito orgulho e comemorar mais um ano desde a sua fundação é motivo de grande alegria para todos os Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos em Educação.

Veja também nossa linha do tempo e direções clicando aqui.

Referências:
Silva LM, Schirmer J. 80 Anos do Curso de Graduação em Enfermagem – a construção de um legado. Acta Paul Enferm. 2019;32(2):3-6.
Barros AL. Escola Paulista de Enfermagem: um pouco da sua história. Acta Paul Enferm. 2009;22(Especial - 70 Anos):861-3.
Pedreira ML, Peterlini MA. Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EPE – Celebração de 30 anos do curso de doutorado. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):6-7.
Padilha MI, Barbieri M, Neves VR. Escola Paulista de Enfermagem – 80 Anos de uma história de triunfos. Acta Paul Enferm. 2020;33:eAPE20190295.

Créditos:

Prof. Dr. Alexandre Pazetto Balsanelli